segunda-feira, 13 de julho de 2009

Vamos voltar à realidade.

Hoje o café da cabeceira esfria, igual suas emoções
Janela aberta, nem senti! O tempo ruim, sem previsões
Nada de paz! Seus sonhos estão mortos nos lençois
Sem voz, sem ação, suas razões esperançosas dormem a sós: Pim Plim!
TV testa fidelidade, investe em falsa liberdade, te congela entre as imagens
Traz mensagem distorcida das festas e futilidade
Mas jamais vão expor quem chora, atrás dos restos de maquiagem, neguinho
Despertador, Big-Brother, não agüento o quatro!
Sua tranca, seu quarto, seu tempo sentado, seu trago
Seu trampo, sentado, se seguindo, sem ver sentido
Sem teto, seu estado, no estúdio e não avista a intenção do inimigo
Papai Noel veste vermelho e te traz coca
Te lacra na embalagem no escuro e cê nem se toca
Não tem como sair mais já nem nota
Que o mundo é de plástico e tem quem finge não enxergar o que nos sufoca...

Vamos voltar a realidade...

Eles querem nos forçar a amar o que nos não podemos ter
E fazer tu se apaixonar Pelo o que não é você
Tu acha que o Nike é vencer? Chega o momento em que
Tu encara o espelho e não consegue mais se ver
Cadê tua alma? Cadê tua fé, guerreiro?
Cadê teus princípios, Teu sentimento verdadeiro,
Cadê a mulher, cadê o amor, cadê Qual foi? Cadê os parcero?
Vagabundo ta topando tudo por dinheiro...
Na ilusão de ser feliz, Neguinho aceita os que eles disserem...
É o que o diabo quis E o anjo protetor já não interfere
Abdicaram da raiz, Vários irmão se matam em série
Eles alegam: "Nós só tamo dando ao povo o que eles querem"
Cada vez que o ego inflar, Tu se sentir o fodão,
Não esquece que o poder Não tem haver com sensação
Eles estudam o teu sentimento, Exploram tua emoção
Se eles sabem o que tu sente Pode prever sua reação...

Vamos voltar à realidade...

sábado, 11 de julho de 2009

Sentou para descançar como se fosse sábado!


Na última semana o Coronel Mário Sérgio assumiu o comando da polícia militar carioca. Mário Sérgio é filósofo, gonçalense – sem piadas – ex-comandante do BOPE e ex-presidente do ISP.

Em sua maioria, as mudanças acontecem sempre com um clima de renovação, de novas práticas e posturas. Entretanto, no caso do conterrâneo Mário, isso ficou para traz. Após passar pelo seu blog (http://marius-sergius.blogspot.com/) e ler algumas matérias e entrevistas sobre e com o Sérgio, percebo que o novo comandante é mais um reflexo de uma corporação falida, sem moral e autoridade e entregue ao corporativismo, corrupção e falta de vontade política para a sua recuperação. O comandante usa do mesmo corporativismo para defender o indefensável, justificar o óbvio, para defender marginais fardados, que desonram a polícia carioca. O comandante ainda sofre de cegueira a ponto de dizer que o ideal não é o confronto, mas que se esse acontecer, a PM tem total condição e formação para atuar. Piada! Chegou pedindo para sair. Na minha visão, claro. Na do Cabral ele chegou tocando o rebu e lendo direitinho a cartilha do atual Governo do Estado.

As comunidades que se preparem, caveira na área. E a imprensa carioca, excelente imprensa diga-se de passagem, em breve deve começar a cobertura dos novos fatos. Vamos aguardar as pérolas que vêm por aí nos jornalões.

Bom, separei parte do texto publicado pelo caro comandante em seu blog: de cara fica claro o problema comum na Polícia Carioca, o desrespeito e a desconsideração com mestres, doutores e que - por alcançarem um certo grau de esclarecimento - acabam sendo ainda mais críticos e perceptivos as ações da corporação, ou do que restou dela. A população quando critica é rotulada como favelados defensores do tráfico, classe média maconheira e os formados, graduados, mestres, recebem o rótulo de ideológicos do blá, blá, blá... como ficou claro o incômodo que esse senhor teve com a apresentação dos convidados que dividiram com ele a mesa de debate em um evento na ALERJ:


“ a terceira é a advogada-professora-doutora, (ou doutora-advogada-professora, sempre me enrolo no uso desses títulos) Roberta Duboc Pedrinha, da universidade Candido Mendes e a última a professora (mestra, doutora, pós-doutora, pós-pós etc.) Patrícia Rivero, do IPEA.”[i/]

Em seguida coloca em dúvida o conteúdo dos convidados por eles serem apresentados como de fato devem ser, passando ao público seu perfil, sua formação. Se ele é só filófoso e chefe da Polícia carioca, isso não vai descredenciar seu conteúdo, ainda mais em um debate na ALERJ. O caro comandante se mostra inseguro.

Outra coisa que me assusta é a forma como ele trata reacionários, como Bolsonaro Filho, um tipo de cidadão que merecia ser expurgado da nossa sociedade, um senhor fascista e defensor de um nacionalismo bem parecido com o que defendia os militares durante a ditadura. Segue o que ele fala do sujeito:

“jovens idealistas como Freixo e Bolsonaro, aconselho a saberem mais sobre esses nossos contemporâneos e importantes parlamentares fluminenses.
“(com exceção dos representantes do estado ali presentes como: eu, minha equipe, o Bolsonaro, uma delegada e um delegado da PCERJ, qualquer que se encontrasse na sessão iria se colocar em oposição ao nosso trabalho)”

O comandante, não diferente dos antigos comandantes e dos representantes do Estado, ainda concorda com o discurso de que a chacina no Complexo do Alemão foi uma ação corriqueira da polícia. Mesmo tendo vários laudos periciais mostrando o contrário. Em tempo, esse senhor também deve defender a postura do soldado Rambo em fumar charuto após deitar marginais. Marginais para ele, que escolheu, julgou e sentenciou. Um trecho da fala do amigo conterrâneo sobre a chacina do complexo do alemão:

“Falaram ainda a professora Pedrinha, que manifestou suas desconfianças sobre as ações policiais no Complexo do Alemão”

E para piorar, o comandante não é flamenguista. Afinal, flamenguista não passa pelo Maraca em dias de jogos do Mengão, ele vai ao Maraca para assistir o glorioso. Hehehe

“Havia se passado uma hora de oratória política dissimulada e isso me incomoda mais do que passar pelo maracanã em dia de jogo do flamengo.”

Outra pérola do comando:

“Alguns cientistas de humanidades às vezes nos lembram os bêbados.”

Ele chegou ao comando agora, com o tempo vai entender que nem sempre se publica o que pensa. Imagina se todas as vítimas da polícia que agora atua sobre o seu comando jogassem na net, no seu blog o que pensam sobre ele e seus soldados?

Não desejamos autos de resistência, senhoras e senhores doutores, desejamos tranqüilidade pública e paz social, para nós, para cada cidadão fluminense e para todos que aqui transitam, como nuestros hermanos argentinos e uruguaios que vivem, trabalham e se divertem ao som do nosso samba.”

Não desejar autos de resistências não significa nada quando não se faz auto-crítica e abre mão do corporativismo que acoberta chacinas e mais chacinas. O amigo filósofo não entende isso e assim, ele soma aos quadros que passaram pelo comando da Polícia Militar carioca sem representar nenhuma mudança para a população do Rio.

Por fim diz: “Não é fácil convencer convencidos.”

Correto comandante, o senhor é prova viva disso.
Sorte à população carioca, com um comandante desses nós vamos precisar. Continuar precisando, aliás.


Paz!

Rodrigo Azevedo

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Viva melhor?


Povo, recebi esse e-mail com uma oportunidade de estágio:

Cursando faculdade de Administração, Marketing ou Comunicação do 2º ao 6ºP.;
Experiência em atendimento a clientes ou retenção;¹
Organizada;
Iniciativa;
Disciplinada;
Boa postura.

* FUNÇÃO:
Atendimento a cliente pessoalmente ou por telefone. Gerar relatórios para gerência e diretoria.¹

A empresa oferece:
Bolsa auxílio: R$ 700,00 + VT

Irá trabalhar no Centro/RJ
Horário: 09:00 às 18:00 hs²

Interessados encaminhar currículo para: estagio@vivamelhor.com , com o assunto: "Estágio de Administração/ Marketing/Comunicação Social"
__

Li reli e vi que era mais uma furada, eles precisam mesmo é de um operador de telemarketing cursando terceiro grau e que tenha uma lábia um pouco melhor dos operadores comuns. O que já é motivo suficiente para apagar o e-mail, mas... Detalhes fazem toda diferença ou, nesse caso, fazem virar motivo de piada e postagem em blog.

Reparem o nome da empresa: VIVA MELHOR! No site da bendita tem escrito na capa:

*Que valor eu tenho na estrutura familiar?
*Qual é a qualidade do afeto pelo qual me submeto e me entrego?
*O que procuro: prazer sexual ou companhia?
*O que é existir para mim?
*O que eu quero: viver ou durar?
*Até que ponto eu amo e até que ponto exijo ser amado?

Para quem busca respostas para questões como estas, proponho uma análise profunda dos valores, emoções e ações que norteiam a vida.

Amor, solidão, família, trabalho, sexualidade, existência e outros temas são vistos não como são vividos socialmente, mas como são sentidos individualmente por você.

Envie um e-mail para começarmos a conversa.
www.vivamelhor.com

Ei, pera lá!Como assim, como eu vou viver melhor ralando como um burro 8h por dia, recebendo como estagiário, sendo tratado como estagiário, mas cumprindo horário de CLT?
Que filosofia tem esse tal de Jesus Medeiros que oferece a salvação para o mundo, mas burla leis, usa mão de obra de estagiário em horário de fixo para avançar no vasto mercado de depressivos que consomem seu produto?

Esse projetinho aí é uma piada, e olha que nem liguei para lá em busca de mais informações.

Em terra de cego, quem tem olho é rei, e esse tal de Viva Melhor deve ter bastante cliente em sua carteira, a ponto de ampliar seu quadro de funcionários.

Fala sério!

Mas olha só, se você gostou e quer viver melhor mesmo assim, pode mandar o e-mail. rs


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eu, eu, eu. Ta foda ser eu!


Ser você está cada vez mais difícil, mas não adianta, quando a linha a ser seguida se desvia por completa da razão, tu capota, sofre o acidente e acorda para a vida pensando: cacete, onde eu estava com a cabeça?

E nesses últimos tempos eu refleti horas e horas sobre isso e vi que isso não é um mal só meu, mas uma loucura comum em tempos de vida intensa, constante e surreal. Só que assim, quando

você percebe o que te acontece, você fica um pouco pra baixo, afinal, muito de tudo que lhe cerca é simplesmente fruto da sua imaginação. Aquele amigo não é tão amigo assim, percebe que quando acaba a cerveja ele se manda ou não nem aparece? E quando você não topa o programão basicão e tosco de sexta? Logo você vira um chato, mas pêra lá! Eu sou chato por ter critério e um gosto um pouco melhor? E aquela música sem pé nem cabeça, aquela onda que fica na sua mente direto? É disso mesmo que você gosta? Eu heim, melhor mesmo é tirar poeira dos cd’s, das pastas salvas em minhas músicas e colocar para rolar aqueles porradões que eu sempre gostei.

Grana e mais grana torrada em futilidades. Não que sejamos nerd’s ou super econômicos, mas...quanto tempo mesmo você não investe horas escolhendo um bom livro, e sua coleção de dvd’s de shows, que você adora, qual foi a última vez que comprou um? Deu ruim né?!

Reunião com amigos para curtir um filme, comer uma pipoca e colocar papo em dia? Iiii virou lenda, o lance mesmo é partir pra noitada.

É rapa, tem hora que é bom fazer uma autocrítica e encontrar os erros. Melhor mesmo é ser você, mesmo que seja chato ou previsível para a massa.

E você tem sido você nos últimos tempos?

Em tempo:

- estou lendo um livro muito bacana, longe de tudo que sempre li: reforma íntima. Muito bacana. Vale à pena. Difícil é seguir suas mensagens.

- Parei de beber. E não é lenda, fato. Fato com um ponto de intervalo, no Intercom em Curitiba. Não posso ficar lá sem tomar um porre com os melhores publicitários do Brasil.

- Voltei a malhar, será que consigo? Voltei tb pro basquete , mas percebi que vou demorar um tempinho para voltar a fazer bons jogos.

- O que é twitter? Não consegui gostar disso, nem entender.

- Sarney? Fala sério, Senado é isso aí há décadas. Tem que fechar logo a casa.

Paz!

Azevedo!

Não mentir, ser solidário, ser amigo, não reclamar, agradecer mais, dormir menos.


__

Novas tecnologias de comunicação, solução ou stress? Como usar de forma saudável o celular? Eu ando em crise por isso. Falaremos disso na próxima vez que eu vir aqui.